quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Prelúdio

A abordagem de assuntos relacionados a política encerra, na maioria dos casos, uma certa dificuldade. Isso se deve ao fato de que o assunto diz respeito ao coletivo, mas a interpretação dos fatos e dos acontecimentos, bem como das opiniões, é de âmbito individual.
Exatamente por isso, gostaria de deixar bem claro que não tenho a pretensão de representar nenhuma classe, comunidade ou grupo de pessoas nos elementos discutidos nesse blog. Aqui registro minhas opiniões individuais, e o fato de citar o nome deste ou daquele candidato não representa uma campanha a favor ou contra o mesmo. Até porque o voto secreto foi um direito que conquistamos, e eu não costumo declarar publicamente o meu.
Também é importante dizer que tenho consciência de minhas limitações intelectuais e de conhecimentos técnicos e, mesmo se tais limitações não existissem, saberia que não é de minha competência convencer ninguém. Muito pelo contrário, estou sempre aberto a receber e processar novas informações e opiniões (toda aquela coisa da metamorfose ambulante, e tudo mais, hehe...)
Várias pessoas, ao presenciar demonstrações de minhas opiniões, já questionaram: "Você gosta de política?". Ao fazê-lo, recebem sempre a mesma resposta: "Em alguns momentos gosto, em outros, é uma chatice, mas, independente de gostar ou não, tento cumprir meu dever cívico, procurando informações para que eu possa tomar minhas decisões com o necessário embasamento".
Sei que essa é uma conversa de botas batidas, mas o voto é de uma importância decisiva no caminho que seguirá nosso país. Sobre isso, muitas pessoas têm a opinião de que os novos políticos que assumirem o cargo continuarão a fazer o mesmo que fazem os outros. É isso que dá a um candidato a propriedade em dizer que está se lixando para a opinião pública. Minha teoria sobre isso é simples: Política, em diversos lugares, incluindo o Brasil, é uma carreira que muitos desejam seguir por muito tempo. Isso é um fato que trabalha a nosso favor. Todas as carreiras dependem de esforços de manutenção, correndo o risco de se prejudicarem ou mesmo terminarem, caso o sujeito não esteja cuidando da mesma. Na política não devia ser diferente. Se um representante popular soubesse que sua carreira política está em risco quando toma determinadas atitudes, ponderaria com mais cuidado antes de fazê-lo. Mas o que acontece é que, em sua maioria, os eleitos seguem seu rumo tranquilamente, sabendo que a opinião pública não irá interferir na hora do voto, até porque a maioria do público não tem opinião.
Uma das (poucas) coisas sensatas que nosso presidente disse: "Quem não gosta de política está fadado a ter sua vida governada por quem gosta".
Esse post é somente um prelúdio para o que o seguirá. Faço isso para que o leitor tenha a consciência do que envolve minha decisão em escrever sobre política.
Àqueles que não se interessam por esse assunto, haverá sempre outros posts com outros temas aqui. A diversidade é um conceito que será sempre cultuado nesse blog.
Abraços a todos.

3 comentários:

  1. PG ! Ameii a postagemm...VC É MEU ORGULHOOO. Vendo pessoas esclarecidas como vc ..dá a sensação que o Brasil ainda pode mudaaa !

    Bjooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Caraca.. arrasou!
    Me envergonha da situação atual da política brasileira..
    A começar pelas leis do nosso país, que são totalmente absurdas..
    Tenho até medo de ligar o Jornal e ver qual é o 'novo escãndalo' em que os governantes do Brasil estão envolvidos. É um verdadeiro filme de terror! Sempre pensei: "Poxa, mas tinha que ter alguem pra botar ordem no senado..."; mas aí conheci o Sarney! Não somente o Sarney, mas sua família inteira... e todos os seus colegas de 'atos secretos'.
    Ainda não tirei meu titulo de eleitor; mas pretendo.. antes da próxima eleição, mesmo para anular meu voto, nem que seja apenas um ato simbólico para demonstrar que NÃO, eu não confio no povo brasileiro, muito menos em seus líderes!
    Quanto a liberdade de expressão.. relaxaa, aqui não tem segurança de senado pra distribuir socos e pontapés!

    ResponderExcluir
  3. Passando pra agradecer e retribuir a visita. Seus textos, sempre ótimos. Abraços

    ResponderExcluir

Comente, opine, encha o saco. Estou aqui pra isso mesmo.