quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Quesões "to be or not to be"....

Ontem fui fazer uma caminhada e encontrei o marido de uma amiga na praça. Ele tem 63 anos e, casado novamente há poucos anos, está esperando o segundo bebê do novo casamento. Trata-se de uma pessoa à qual admiro muito por sua postura diante da vida, postura que, inclusive, inclui uma vitalidade que o faz parecer fisicamente pelo menos vinte anos mais jovem. Aconteceu que, no meio da conversa, quando eu, levianamente, pronunciei a palavra "felicidade", ele me assaltou com a seguinte pergunta: "Mas, Paulo, o que é, pra você, felicidade?".
Essa pergunta me deixou mudo por alguns segundos... e, acreditem, não há muitas coisas capazes de fazê-lo, hehehe. Então, eu disse não ter opinião formada sobre o assunto, e não sabeer a resposta, apesar de ter muitos conceitos que caminham nessa direção. Então, discorri um pouco sobre tais conceitos, dizendo que, para mim, felicidade é um estado de espírito, e que não devemos delegar a responsabilidade de nossa felicidade a outrem, pois, além de ineficaz, é uma falta de respeito deixar alguém a cargo de uma missão que, se não é impossível, é quase. Disse também que não devemos atrelar nossa felicidade às circunstâncias, pois, se esperarmos a ausência problemas para sermos felizes, jamais o seremos, pois esse dia nunca chegará.
Então, meu companheiro de caminhada disse que, após pensar no assunto durante muitos anos, formulou o conceito de que "felicidade é passar por tudo na vida com serenidade". Claro que procurei ouvir atentamente tudo o que ele tinha para dizer sobre isso (ando concentrado em aprender a ouvir mais do que falar), mas não havia nada que pudesse ser acrescentado a essa simples frase tão plena de sentido.
Obviamente, continuo sem ter minha definição sobre o assunto (nem sei se é algo que se defina), pois acho que chegar ao significado da felicidade é um percurso individual, que deve ser desenvolvido ao longo do tempo. Porém, certamente, essa conversa me acrescentou muito nesse mister.
Hoje, ainda pensando nisso, me lembrei de quando assisti ao filme "O signo da cidade" e fiquei me questionando sobre o que as pessoas precisam para se sentirem satisfeitas e completas. Por que existe essa carência, esse buraco na maioria das pessoas? E o que o preencheria? Amor? Dinheiro? Popularidade? Fama? Deus? Amor próprio? Poderia continuar citando elementos indefinidamente e, no fim, não chegaria a conclusão alguma, somente a mais questionamentos (que coisa mais socrática...).
Sei que escrever sobre felicidade parece meio clichê, mas não acredito que o seja... nem sei o porquê de pensar assim.
E pra vocês? O que é felicidade? O que seria capaz de fazer chegar ao fim essa busca aparentemente incessante do ser humano por "não se sabe o que"?
Um abraço a todos.

Um comentário:

  1. Mais que caminhada mais produtiva em PG rsrrsrsr
    Realmente é um assunto delicado, acredito tbem que cada pessoa tem seu conceitooo, sua maneira de sentir essa tal "Felicidade" isso é muito particular. Porém o que eu acredito mesmo é em " Momentos Felizes"...não acredito q possa ser uma coisa constante .

    ResponderExcluir

Comente, opine, encha o saco. Estou aqui pra isso mesmo.